Portaria 989, de 28 de abril de 2022
Aprova o Plano Anual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de 2022-2023
PORTARIA Nº 989, DE 28 DE ABRIL DE 2022
Aprova o Plano Anual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali, para o período de 2022-2023
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (Ibama), no uso de suas atribuições que lhe foram conferidas pelo Decreto nº 8.973, de 24 de janeiro de 2017, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, publicado no Diário Oficial da União do dia subsequente, e pelo Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria nº 2.542, de 23 de outubro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 27 de outubro de 2020, e considerando o que consta no processo nº 02001.003479/2022-75, resolve:
Art. 1º Aprovar o Plano Anual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de 2022-2023, conforme estabelecido no Anexo.
Art. 2º Para a execução do PlanaQuali deverão ser observadas as competências federais, diretrizes, orientações e prioridades do Governo Federal em relação às políticas públicas de meio ambiente.
Art. 3º A Diretoria de Qualidade Ambiental, na execução do PlanaQuali, atuará de forma integrada e em articulação com as demais Diretorias, Centros e os Núcleos de Qualidade Ambiental nas Superintendências do Ibama.
Art. 4º A Diretoria de Qualidade Ambiental fará o acompanhamento periódico da execução do PlanaQuali, observando os prazos estipulados durante a realização das oficinas de elaboração do PlanaQuali.
Parágrafo Único Como resultado do acompanhamento, o PlanaQuali poderá ter ações acrescidas, redimensionadas, reprogramadas, suspensas ou canceladas, a critério da Diretoria de Qualidade Ambiental, podendo estabelecer medidas para priorizar ações a serem executadas.
Art. 5º As metas definidas no PlanaQuali deverão ser tomadas como referência para a elaboração dos planos de trabalho das unidades da DIQUA e dos NQAs, e deverão ser observadas, no que couber, para fins de avaliação de desempenho individual e institucional, de teletrabalho e de outras avaliações institucionais.
Art. 6º Esta Portaria entra em vigor em 1º de maio de 2022.
EDUARDO FORTUNATO BIM
ANEXO I (nova redação dada pela portaria Portaria nº 152, de 16 de dezembro de 2022)
PLANO ANUAL DE QUALIDADE AMBIENTAL - PLANAQUALI
EIXOS |
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS |
METAS |
AÇÃO |
Produção de dados e informações para a sociedade |
OE 1.1 |
Publicar 5 novos painéis de BI ou relatórios com informações tratadas pela DIQUA |
1) Publicar 2 painéis de BI CTF/APP |
Disponibilizar dados e informações por meio de painéis, ou relatórios ou publicações técnico-científicas |
2) Publicar 1 Relatório de Pneumáticos |
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3) Publicar 1 (um) novo painel de BI de produtos agrotóxicos deferidos |
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4) Publicar 1 (um) novo painel de BI relativo ao projeto piloto de avaliação de agrotóxicos em matrizes ambientais |
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Manter atualizados 4 painéis de BI com informações tratadas pela DIQUA |
5) Atualizar 2 painéis de pneumáticos e resíduos sólidos |
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6) Atualizar o painel de produtos agrotóxicos deferidos |
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7) Atualizar painéis de perfil e comercialização de agrotóxicos |
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OE 1.2 |
Elaborar inventário das bases de dados da Diqua |
8) Demandar das coordenações e CGTI informações para inventário das bases de dados da Diqua |
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Qualificar a base de dados da DIQUA |
Elaborar diagnóstico de base de dados da Diqua |
9) Verificar se há algum benchmarking para essas atividades |
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10) Realizar 1 diagnóstico-piloto de 1 base de dados, a ser escolhida a partir do inventário |
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Tecnologia da Informação |
OE 2.1 |
Atender, dentro do prazo, 70% das demandas do SERPRO para especificação de sistemas |
11) Atender as demandas do SERPRO de especificação de sistemas dentro do prazo estipulado |
Aperfeiçoar os sistemas informatizados da DIQUA |
12) Atuar na articulação entre as prioridades da Diretoria e a CGTI, no PDTI e no Comitê Gestor de TI |
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Atender, dentro do ciclo estipulado no Projeto SIA, 80% das demandas originárias pela empresa desenvolvedora do sistema |
13) Atender as demandas da empresa desenvolvedora dentro do ciclo estipulado no contrato |
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Criar um canal para recepcionar sugestões de melhorias de TI pelas unidades descentralizadas |
14) Eleger e implantar um canal para recepcionar sugestões dos NQAs quanto a melhorias de TI |
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Comunicação externa e interna |
OE 3.1 |
Elaborar e executar proposta de Comunicação Externa da DIQUA (público-alvo: sociedade em geral e setores regulados) |
15) Elaborar subsídios à proposta de Comunicação Externa da DIQUA (todas as Coordenações) |
Melhorar a comunicação com a sociedade e os setores regulados, em parceria com a ASCOM |
16) Elaborar diagnóstico com base em notícias publicadas na mídia, relacionadas aos temas da DIQUA e demandas de imprensa respondidas em 2021 e 2022 |
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17) Elaborar estratégia para que os analistas alimentem uma base de informações da DIQUA, em subsídio aos canais da ASCOM |
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18) Estabelecer cronograma de ação de divulgação dos temas da Diqua (palestras, vídeos, parcerias) |
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19) Elaborar agenda migratória dos conteúdos DIQUA para o gov.br, considerando a publicação dos painéis de BI |
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20) Disponibilizar cursos EAD produzidos pela DIQUA para o público externo |
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OE 3.2 |
Elaborar e executar o Plano de Comunicação interna da DIQUA (público-alvo: servidores do Ibama) |
21) Elaborar subsídios à proposta de Comunicação interna da DIQUA |
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Melhorar a comunicação interna na própria Diretoria, bem como entre a DIQUA e restante do Ibama |
22) Criar um canal (sharepoint) para concentrar as bases de dados, informações, vídeos, palestras orientações, legislação |
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23) Criar o DIQUA TALKS - calendário de encontros/palestras para o Ibama todo sobre temas da DIQUA e presentes na imprensa |
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24) Realizar reunião periódica com NQAs |
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25) Alinhar com Ouvidoria sobre as informações que devem ser tratadas em cada canal (SIC, SISLIV, Comex) |
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26) Alinhar com Central de Atendimento sobre como retirar demandas desse canal dos NQAs |
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Recursos Humanos e Capacitação |
OE 4.1 |
Elaborar e executar o plano de formação dos novos servidores |
27) Elaborar subsídios ao Plano de Formação dos novos servidores |
Promover, em parceria com o CEDUC, a educação continuada dos servidores |
28) Alocar os novos servidores conforme os currículos e competências existentes e necessárias |
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Capacitar os servidores da DIQUA nos temas especializados da Diretoria |
29) Levantar competências existentes e necessárias |
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30) Prospectar a possibilidade de intercâmbio de servidores com órgãos de outros países |
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31) Elaborar proposta de parceria com universidades p/ ampliar a oferta de capacitações específicas para a DIQUA |
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32) Elaborar diagnóstico e levantamento de necessidades de capacitação da DIQUA (rol de capacitações necessárias) para subsidiar posterior composição do PDP |
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33) Prever recursos para capacitações prioritárias direcionadas de interesse da Diretoria |
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34) Desenvolver rotina de trabalho com o CEDUC |
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OE 4.2 |
Aumentar o número de servidores dos NQAs designados para executar atividades da DIQUA |
35) Identificar, designar e incluir no plano de trabalho de servidores ações de controle de mercúrio metálico (1) e de resíduos sólidos (2) |
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Aumentar a integração dos NQAs à DIQUA |
36) Identificar, designar e incluir no plano de trabalho de ao menos 2 servidores dos NQAs atividades da COASP |
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37) Avaliar junto aos NQAs interesse nos temas da CCONP |
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38) Elaborar plano de alocação de servidores dos NQAs no Gabinete para tarefas específicas (com característica de projeto) |
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39) Estabelecer uma estratégia para diminuir o risco de esvaziamento dos NQAs |
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Reduzir o passivo dos processos nos NQAs |
40) Designar 3 servidores da COAVI para compor a Força-Tarefa |
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41) Estabelecer a metodologia de acompanhamento do cumprimento da meta e pactuar com a Força-Tarefa |
OE 4.3 |
Pactuar planos do teletrabalho conforme requisitos estabelecidos em norma e orientação da CGGP |
42) Elaborar a lista de atividades para teletrabalho da DIQUA |
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Implementar o Programa de Gestão (Teletrabalho) na DIQUA e nos NQAs |
43) Pactuar os planos de trabalho dos servidores |
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44) Avaliar a execução de 100% dos planos de trabalho pactuados |
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Padronização de processos |
OE 5.1 |
Elaborar os diagnósticos de processos prioritários por área temática |
45) Fazer o diagnóstico de lacunas de padronização em processos de trabalho prioritários |
Mapear e ampliar as temáticas que precisam de padronização dos processos de trabalho nas unidades |
46) Elaborar diagnóstico dos POPs (Procedimento Operacional Padrão) já publicados da COREM |
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47) Elaborar diagnóstico para priorização dos POPs, OTNs ou manuais a serem elaborados |
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48) Demandar as áreas que os POPs devem registrar onde as informações são guardadas (para auxiliar na meta de qualificação das bases de dados) |
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Elaborar, publicar e revisar instrumentos de padronização de processos finalísticos |
49) Elaborar 3 novos POPs na COAVI |
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50) Elaborar e publicar (internamente) um POP na COASP |
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51) Elaborar e publicar 3 POPs de processos finalísticos na CCONP |
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52) Revisar um POP já publicado (CADOF) |
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53) Revisar o POP do Selo Ruído |
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54) Elaborar minutas de 3 OTNs (COAVI) |
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55) Elaborar 01 instrumento não normativo (OTN) até 30/06/2023 (CCONP) |
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Planejar e executar ações de controle pós ato autorizativo |
56) Planejar 2 ações de controle pós ato autorizativo até dez/2023 |
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57) Elaborar e publicar um POP relativo às atividades de controle pós ato autorizativo |
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58) Executar 2 ações de controle pós ato autorizativo |
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Normatização |
OE 6.1 |
Revisar normas com o intuito de concluir a consolidação normativa, conforme Decreto no 10.139/2019 |
59) Realizar palestra para os servidores sobre a revisão normativa, para nivelamento |
Concluir a revisão e/ou a consolidação das normas dos atos normativos da DIQUA e estabelecer manutenção da consolidação normativa a cada 4 anos (art. 19 do Decreto no 10.139/2019) |
60) Elaborar os atos normativos de consolidação até a data de 01/08/2022, no que couber |
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Minutar novos atos normativos para cumprimento de legislação superior, considerando a manutenção da consolidação normativa |
61) Elaborar minutas de duas INs novas do Proconve para cumprir Resoluções Conama (COREM) |
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62) Elaborar minutas de duas Instruções Normativas (COAVI) |
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63) Elaborar 01 instrumento regulatório normativo até 30/06/2023 (CCONP) |
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Revisar normas vigentes com o intuito de aperfeiçoamento e atualização normativa |
64) Realizar diagnóstico das normas de precisam de revisão/atualização/revogação |
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65) Definir cronograma de revisão/atualização |
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66) Executar as revisões previstas |
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Organizar a Agenda Regulatória (AR) da DIQUA |
67) Organizar planilha com cronograma de revisões, atualizações e novos atos normativos e não normativos |
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68) Elaborar subsídios à planilha da Agenda Regulatória da DIQUA |
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69) Disponibilizar a AR da DIQUA emsharepoint |
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70) Dar conhecimento à PFE sobre a AR da DIQUA |
ANEXO (Redação dada pela Portaria nº 152, de 16 de dezembro de 2022)
PLANO ANUAL DE QUALIDADE AMBIENTAL - PLANAQUALI
EIXOS |
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS |
METAS |
AÇÕES |
Produção de Dados e Informações para a sociedade |
OE 1 Disponibilizar dados e informações por meio de painéis, ou relatórios ou publicações técnico-científicas |
Elaborar 12 (doze) novos painéis de BI ou relatórios com informações tratadas pela Diqua |
1) Publicar 2 (dois) painéis de BI CTF/APP |
2) Publicar 1 (um) Relatório de Pneumáticos |
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3) Publicar e manter atualizados 2 (dois) painéis de BI de andamento/conclusão de produtos agrotóxicos |
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4) Publicar 1 (um) novo painel de BI relativo ao projeto piloto de avaliação de agrotóxicos em matrizes ambientais |
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4 A) Publicar 2 (dois) relatórios (documentos técnicos orientadores) para a avaliação de risco ambiental |
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4 B) Elaborar e encaminhar dados em subsídio a 3 (três) relatórios anuais para os Secretariados da Convenção de Basiléia, de Minamata e do Protocolo de Montreal |
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4 C) Elaborar Relatório Cicam |
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Manter atualizados 4 (quatro) painéis de BI com informações tratadas pela Diqua |
5) Atualizar 2 (dois) painéis de pneumáticos e resíduos sólidos |
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7) Atualizar painéis de perfil e comercialização de agrotóxicos |
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OE 2 Qualificar a base de dados da Diqua |
Elaborar inventário das bases de dados da Diqua |
8) Demandar das coordenações e CGTI informações para inventário das bases de dados da Diqua |
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Realizar o diagnóstico da base de dados do CTF/APP e de dois sistemas que utilizem a base de dados do CTF/APP |
9) Fazer benchmarking para o diagnóstico |
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10) Realizar um diagnóstico-piloto da base de dados do CTF/APP + Relatório de Pneumáticos e Relatório de Comercialização de Agrotóxicos |
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Tecnologia da Informação |
OE 3 Aperfeiçoar os sistemas informatizados da Diqua |
Atender, dentro do prazo, 70% das demandas do SERPRO para especificação de sistemas |
11) Verificar, responder e atuar no atendimento das demandas abertas no sistema GED |
Atender, dentro do ciclo estipulado no projeto SIA, 60% dos ciclos previstos originários pela empresa desenvolvedora do sistema |
13) Acompanhamento e desenvolvimento de 60% dos ciclos previstos |
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Criar um fluxo para recepcionar sugestões de melhorias de TI pelas unidades descentralizadas |
14) Elaborar e divulgar um fluxo de envio e recepção de sugestões de melhorias dos sistemas pelos NQAs aos responsáveis pelo sistema (Fiscais Requisitantes) |
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Acompanhar o projeto de desenvolvimento do INFOSERV 2 |
14 A) Abrir e acompanhar demandas de TI para o desenvolvimento dos módulos |
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Identificar as prioridades da Diqua para PDTIC para o ciclo 24/27 |
14 B) Levantar requisitos e apontamentos para o PDTIC |
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14 C) Atuar na articulação entre as prioridades da Diretoria e a CGTI, no PDTI e no Comitê Gestor de TI |
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Comunicação externa e interna |
OE 4 Melhorar a comunicação com a sociedade e os setores regulados, em parceria com a Ascom |
Elaborar o Plano de Comunicação da Diqua |
15) Elaborar subsídios à proposta de Comunicação Externa da Diqua (todas as Coordenações) |
17) Estabelecer os procedimentos de produção e envio do conteúdo para divulgação interna e externa (via Ascom) |
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18) Estabelecer cronograma de ação de divulgação dos temas da Diqua (palestras, vídeos, parcerias etc.) |
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19) Elaborar agenda de revisão dos conteúdos Diqua para o gov.br, considerando a publicação dos painéis de BI |
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OE 5 Melhorar a comunicação interna na própria Diretoria, bem como entre a Diqua e o restante do Ibama |
Executar o Plano de Comunicação da Diqua |
21) Elaborar subsídios à proposta de Comunicação interna da Diqua |
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22) Criar um canal (sharepoint) para concentrar as bases de dados, informações, vídeos, palestras orientações, legislação etc. |
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23) Criar o Diqua Talks - calendário de encontros/palestras para o Ibama todo sobre temas da Diqua e presentes na imprensa |
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25) Articular com a Ouvidoria e a Diplan estratégia para centralizar todo o atendimento ao usuário externo do Ibama para a Central de Atendimento |
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Recursos Humanos e Capacitação |
OE 6 Promover, em parceria com a Ceduc, a educação continuada dos servidores |
Elaborar e executar o plano de formação dos novos servidores |
27) Elaborar subsídios ao Plano de Formação dos novos servidores |
28) Alocar os novos servidores conforme os currículos e competências existentes e necessárias |
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Capacitar os servidores da Diqua nos temas especializados da Diretoria |
29) Elaborar levantamento e diagnóstico de competências, e necessidades de capacitação da Diqua para subsidiar posterior composição do PDP |
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31) Elaborar proposta de parceria com universidades e outras instituições para ampliar a oferta de capacitações específicas para a Diqua |
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31 A) Elaborar 2 (dois) novos cursos EAD produzidos pela CGasq para o público externo (curso de Práticas Agrícolas para Redução de Riscos Ambientais do Uso de Agrotóxicos e curso básico de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
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31 B) Realizar chamamentos aos NQAs para verificar necessidade de capacitação e ofertar cursos oferecidos aos servidores da Sede |
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20) Elaborar e executar calendário de disponibilização dos cursos EAD da Diqua para os públicos interno e externo |
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OE 7 Aumentar a integração dos NQAs à Diqua |
Aumentar o número de servidores dos NQAs designados para executar atividades da Diqua |
35) Identificar, designar e incluir no plano de trabalho de servidores ações de controle de mercúrio metálico (1) e de resíduos sólidos (2) |
|
36) Identificar, designar e incluir no plano de trabalho ao menos 2 (dois) servidores dos NQAs nas atividades da Coava |
|||
37) Avaliar junto aos NQAs interesse nos temas da CConp |
|||
38) Elaborar plano de alocação de servidores dos NQAs no Gabinete para tarefas específicas (com característica de projeto) |
|||
39) Estabelecer uma estratégia para diminuir o risco de esvaziamento dos NQAs |
|||
Reduzir o passivo dos processos nos NQAs |
40) Designar 3 (três) servidores da Coavi para compor a Força-Tarefa |
||
41) Estabelecer a metodologia de acompanhamento do cumprimento da meta e pactuar com a Força-Tarefa |
|||
OE 8 Implementar o Programa de Gestão (Teletrabalho) na Diqua e nos NQAs |
Pactuar planos do teletrabalho conforme requisitos estabelecidos em norma e orientação da CGGP |
42) Elaborar a lista de atividades para teletrabalho da Diqua |
|
43) Pactuar os planos de trabalho dos servidores |
|||
44) Avaliar a execução de 100% dos planos de trabalho pactuados |
|||
Padronização de Processos |
OE 9 Mapear e ampliar as temáticas que precisam de padronização dos processos de trabalho nas unidades |
Elaborar os diagnósticos de processos prioritários por área temática |
45) Fazer o diagnóstico de lacunas de padronização em processos de trabalho prioritários |
46) Elaborar diagnóstico dos POPs (Procedimento Operacional Padrão) já publicados da Corem |
|||
47) Elaborar diagnóstico para priorização dos POPs, OTNs ou manuais a serem elaborados |
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Elaborar, publicar e revisar 15 (quinze) instrumentos de padronização de processos finalísticos |
49) Elaborar 1 (um) novo POP na Coavi |
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50) Elaborar 2 (dois) POPs na Coava |
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51) Elaborar 3 (três) POPs de processos finalísticos da CConp |
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52) Revisar 3 (três) POPs da Coavi |
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53) Revisar o POP do Selo Ruído |
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54) Elaborar 3 (três) minutas de OTN (Coavi) |
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55) Elaborar 2 (duas) OTNs (Cicam) |
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Padronizar, planejar e executar ações de controle pós ato autorizativo |
56) Planejar duas ações de controle pós ato autorizativo |
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57) Elaborar e publicar 1 (um) POP relativo às atividades de controle pós ato autorizativo |
|||
58) Executar 3 (três) ações de controle pós ato autorizativo |
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Normatização |
OE 10 Concluir a revisão e/ou a consolidação das normas dos atos normativos da Diqua e estabelecer manutenção da consolidação normativa a cada 4 (quatro) anos (Art. nº 19 do Decreto nº 10.139/2019) |
Revisar normas com o intuito de concluir a consolidação normativa, conforme Decreto no 10.139/2019 |
60) Elaborar os atos normativos de consolidação até a data de 01/08/2022, no que couber |
Elaborar 5 (cinco) novos atos normativos para cumprimento de legislação superior, considerando a manutenção da consolidação normativa |
61) Elaborar minutas de duas INs novas do Proconve para cumprir Resoluções Conama (Corem) |
||
62) Elaborar minutas de duas Instruções Normativas (Coavi) |
|||
63) Elaborar 1 (um) instrumento regulatório normativo (CConp) |
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Revisar normas vigentes com o intuito de aperfeiçoamento e atualização normativa |
64) Realizar diagnóstico das normas de precisam de revisão/atualização/revogação |
||
65) Definir cronograma de revisão/atualização |
|||
66) Executar as revisões previstas |
|||
67) Organizar planilha com cronograma de revisões, atualizações e novos atos normativos e não normativos |
(Redação dada pela Portaria nº 152, de 16 de dezembro de 2022)
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